PedagogiaAlfabetização e letramento
- (VUNESP 2019)
Para Ferreira (2015), são grandes os desafios do trabalho interdisciplinar na sala de aula. Por um lado, busca-se a garantia de aprendizagens respeitando as especificidades de cada componente curricular; por outro, busca-se uma articulação entre os conhecimentos advindos das diferentes áreas do conhecimento científico; e ainda, por outro lado, busca-se a articulação com os conhecimentos produzidos fora da esfera da Ciência. Segundo a autora, tais articulações começam a ser feitas no
A) ensino de textos como recurso para o ensino de um suposto código na perspectiva do letramento.
B) desenvolvimento do currículo transdisciplinar, garantindo o desenvolvimento das disciplinas e das habilidades necessárias para alfabetização.
C) componente curricular priorizado no projeto didático definido pelos professores a ser desenvolvido ao longo do ano letivo.
D) desenvolvimento de projetos didáticos, delineando situações-problema que conduzam à investigação, à busca de informações, à produção de conhecimentos.
E) ensino da língua, pois, em sentido amplo, as atividades voltadas para o desenvolvimento das habilidades de uso da língua são transversais a todos os componentes curriculares.
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