PedagogiaAlfabetização e letramento
- (VUNESP 2019)
Leia o texto para responder à questão.
Um fato curioso chamou a atenção dos moradores de Cacoal, em Rondônia. Na última segunda-feira [11.06.2019], um idoso, de 64 anos, chegou ao Hospital de Urgência e Emergência Regional (Heuro) com uma cobra viva. Após ser picado pela jararaca, ele optou por não matá-la e a cobra foi levada viva ao pronto-socorro para que os médicos conseguissem tratá-lo corretamente.
Em entrevista ao G1, a coordenadora de epidemiologia do hospital, Fabiane da Costa Sampaio, disse que o homem foi picado na panturrilha enquanto descansava em um sítio de Cacoal.
Tão logo chegou ao pronto-socorro, o idoso foi medicado com antialérgicos e soro antiofídico e passa bem. Já a cobra foi capturada e recolhida por funcionários do local.
Apesar de inusitada, a forma como o animal foi conduzido ao hospital não é recomendada. Segundo recomendações do Ministério da Saúde, segurar a cobra com as mãos pode acabar causando um novo ataque, o que dificultaria o atendimento.
(www.otempo.com.br. Adaptado)
Em trabalho de leitura em sala de aula, analisando-se as ocorrências textuais, espera-se que os alunos entendam que, quando se diz
A) “ele optou por não matá-la”, o autor do texto enfatiza a preocupação do idoso com a fauna brasileira, mantendo a cobra viva, apesar do mal que esta lhe causou.
B) “para que os médicos conseguissem tratá-lo corretamente”, o autor enfatiza o medo do idoso de ser maltratado pelos médicos, por estar com uma cobra na mão.
C) “Tão logo chegou ao pronto-socorro”, o autor enfatiza a rapidez com que o idoso chegou ao hospital, em decorrência da dor da picada e do medo da cobra.
D) “Já a cobra foi capturada”, o autor enfatiza que a jararaca não representava mais perigo e diria o mesmo com a frase “a cobra já foi capturada”.
E) “Apesar de inusitada”, o autor enfatiza a forma inusual como o homem segurou a cobra até chegar ao hospital, o que representava perigo, segundo o Ministério da Saúde.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 180
Vamos para o Anterior: Exercício 178
Tente Este: Exercício 153
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia