PedagogiaAlfabetização e letramento
- (UFV 2017)
O processo de desenvolvimento da criança se dá por estágios ou fases, também denominados níveis por alguns autores, e são mais ou menos regulares, tendo características peculiares a cada um deles. Da mesma forma, o desenvolvimento da escrita, de acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985), possui níveis, também com características próprias. Com base nessa afirmativa, numere a segunda coluna que apresenta as características dos níveis de desenvolvimento da escrita de acordo com a primeira coluna :
1 - Nível Zero
2 - Nível Um
3 - Nível Dois e Três
4 - Nível Quatro
( ) Aparição de letras convencionais, algumas bem formadas e outras formadas incorretamente.
( ) Tendência em direção a um alinhamento horizontal, produto dos movimentos sistemáticos para cima e para baixo.
( ) As crianças apenas imitam a escrita rápida dos adultos. Os primeiros rabiscos mostram como as crianças ainda não descobriram as unidades discretas da escrita.
( ) Aparição de símbolos discretos.
A sequência CORRETA é:
A) 4, 2, 1, 3.
B) 2, 3, 1, 4.
C) 3, 2, 4, 1.
D) 4, 3, 1, 2.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 18
Vamos para o Anterior: Exercício 16
Tente Este: Exercício 48
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia