PedagogiaAlfabetização e letramento
- (UFMT 2022)
De acordo com o Art. 1º do Decreto nº 9.765/2019, que instituiu a Política Nacional de Alfabetização (PNA), por meio dela, “a União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, implementará programas e ações voltados à promoção da alfabetização baseada em evidências científicas, com a finalidade de melhorar a qualidade da alfabetização no território nacional e de combater o analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional, no âmbito das diferentes etapas e modalidades da educação básica e da educação não formal.”
Segundo esse decreto, NÃOé mecanismo de avaliação e monitoramento da PNA:
A) Incentivo financeiro aos professores cujas turmas apresentam desempenhos superiores à média nacional.
B) Desenvolvimento de indicadores para avaliar a eficácia escolar na alfabetização.
C) Incentivo à difusão tempestiva de análises devolutivas de avaliações externas e ao seu uso nos processos de ensino e de aprendizagem.
D) Desenvolvimento de indicadores de fluência em leitura oral e proficiência em escrita.
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