PedagogiaEducação e ludicidade
- (AMAUC 2021)
Leia o trecho abaixo e responda:
“O foco dos anos iniciais do Ensino Fundamental é alfabetizar. No entanto, o aspecto lúdico, os jogos e as brincadeiras não podem ser vistos só como um aspecto da educação infantil, porque a criança para aprender ela precisa associar, conviver, trocar ideias e interagir com o próximo, precisa aprender a esperar, para falar, precisa começar a entender as regras do convívio social.”
Baseado no excerto, podemos concluir que a presença de jogos e brincadeiras no ensino pode auxiliar no sentido:
A) Brincar é uma possibilidade de quebrar a rotina escolar e poder realizar atividades cujo foco não está associado com o aprendizado, apenas e exclusivamente com a espontaneidade.
B) Brincar é uma atividade que exige um amplo aparelho psíquico desenvolvido, pois só se alcança regras e objetivos de um jogo com habilidades complexas desenvolvidas.
C) Brincar é uma forma de que a criança possa se sentir fora de sua realidade que muitas vezes é um impedimento para sua aprendizagem.
D) Brincar é uma possibilidade de fazer com que a criança desenvolva amplas habilidades, sociais, intelectuais, cognitivas criativas e físicas.
E) Brincar não pode ser considerado um dos objetivos do ensino, apenas deve ser utilizado no ensino fundamental, pois os alunos estão se acostumando com a dinâmica escolar mais complexa.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 267
Vamos para o Anterior: Exercício 265
Tente Este: Exercício 53
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia