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PedagogiaEducação e ludicidade


EXERCÍCIOS - Exercício 14

  • (Serctam 2016)

A concepção de brincadeira é uma noção historicamente construída, isto é, que muda ao longo do tempo. A perspectiva sociocultural compreende a brincadeira como:


A) Uma linguagem intrínseca da natureza infantil, que se revela como uma expressão da esfera biológica, portanto, que se manifesta independente da cultura, do espaço e da história dos indivíduos.

B) Uma atividade dirigida e organizada, constituída socialmente e que precisa da presença e do direcionamento do adulto como o mediador da criança com o objeto ou com outras crianças.

C) Uma atividade social infantil, desenvolvida por crianças entendidas enquanto sujeitos históricos e sociais, marcados pelo meio social em que se desenvolvem, ao mesmo tempo em que o determinam.

D) Uma linguagem da infância, socialmente construída e biologicamente determinada, por meio da qual a criança demonstra suas preferências, organização pessoal e sua sexualidade, o que se manifesta pela escolha dos brinquedos.

E) Ação da criança, dirigida pelos adultos, sobre os objetos, que é orientada a partir de suas experiências individuais com a natureza (independente do meio social e da cultura).


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