PedagogiaEducação e ludicidade
- (Serctam 2016)
A concepção de brincadeira é uma noção historicamente construída, isto é, que muda ao longo do tempo. A perspectiva sociocultural compreende a brincadeira como:
A) Uma linguagem intrínseca da natureza infantil, que se revela como uma expressão da esfera biológica, portanto, que se manifesta independente da cultura, do espaço e da história dos indivíduos.
B) Uma atividade dirigida e organizada, constituída socialmente e que precisa da presença e do direcionamento do adulto como o mediador da criança com o objeto ou com outras crianças.
C) Uma atividade social infantil, desenvolvida por crianças entendidas enquanto sujeitos históricos e sociais, marcados pelo meio social em que se desenvolvem, ao mesmo tempo em que o determinam.
D) Uma linguagem da infância, socialmente construída e biologicamente determinada, por meio da qual a criança demonstra suas preferências, organização pessoal e sua sexualidade, o que se manifesta pela escolha dos brinquedos.
E) Ação da criança, dirigida pelos adultos, sobre os objetos, que é orientada a partir de suas experiências individuais com a natureza (independente do meio social e da cultura).
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