PedagogiaEducação e ludicidade
- (IBFC 2019)
O brincar constitui-se em um conjunto de práticas, conhecimentos e fatos construídos e acumulados pelos sujeitos no meio em que estão inseridos e que facilitam a aprendizagem, ensinando e repassando valores essenciais para a vida do ser humano, dando a ele uma nova concepção de mundo. Diante disto, estudiosos contribuíram, ao longo dos tempos com suas teorias em relação à infância e a ludicidade, consequentemente abriram caminhos para a maior flexibilização e inovação dos modelos de educação infantil nas escolas. Sobre esse contexto e perspectivas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A brincadeira não chega a ser uma atividade que transforma o real, embora haja em dado momento, certa assimilação frente às algumas necessidades da criança e/ou em razão dos seus próprios interesses afetivos e cognitivos. II. O jogo, devido à abrangência de significados, é uma forma de expressão da linguagem afetiva e refere-se àquele cuja estrutura é o símbolo. III. O brincar pode ser visto como uma atividade que reflete os estados internos do sujeito diante de uma realidade vivida ou imaginada.
A) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
B) Apenas a afirmativa I está correta
C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
D) Apenas a afirmativa III está correta
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 107
Vamos para o Anterior: Exercício 105
Tente Este: Exercício 10
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia