PedagogiaEducação e ludicidade
- (VUNESP 2019)
Muitas propostas pedagógicas para creches e pré-escolas baseiam-se na brincadeira. O jogo tem sido definido na educação infantil como recurso para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Conforme Oliveira (2002), a intervenção do professor nos jogos das crianças deve
A) pautar-se por uma concepção espontaneísta da educação, o que significa deixar a criança livre para brincar como quiser, pois jogar é algo próprio da natureza biológica da espécie.
B) ser constante e direta em cada ação das crianças, deixando claro para elas que é o educador quem devem tomar a iniciativa dos jogos e conduzir seu desenvolvimento.
C) focar na criação de regras que servirão de parâmetros para que as brincadeiras se realizem de forma construtiva e significativa para todas as crianças.
D) basear-se em uma análise das situações de jogo produzidas pelas crianças, em relação tanto a seu conteúdo como a seus aspectos externos ou formais.
E) ser a mínima possível, pois é uma visão romântica pensar o jogo como uma atividade que tem a ver com conteúdos e habilidades a serem trabalhadas pela criança.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 81
Vamos para o Anterior: Exercício 79
Tente Este: Exercício 249
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia