Procura

MarketingDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 271

  • (CESGRANRIO 2006)

Em função de uma recente revisão de sua estratégia empresarial, a Companhia X, uma multinacional do setor de petróleo e derivados, está cogitando aproximar-se do público em geral, angariando simpatia dos consumidores brasileiros para a sua marca – um primeiro passo para uma futura venda de seus produtos para consumidores individuais. A empresa quer encomendar uma pesquisa que lhe permita saber como é vista pelo público, qual a imagem que a sua marca tem junto aos consumidores, como eles vêem a atuação de uma Companhia de petróleo como patrocinadora de iniciativas sociais, que tipos de atuação (patrocínio ou outras) são bem aceitas pelo público, etc. Para obter informações dessa natureza, o tipo de pesquisa adequado é o(a):



A) exploratório, pois essa é a forma, por excelência, de descobrir idéias e percepções dos consumidores, além de identificar áreas para um posterior estudo mais aprofundado.

B) levantamento, pois ele permite quantificar as hipóteses propostas pela empresa, indicando freqüências com que certos fenômenos ocorrem, bem como possíveis relações entre variáveis.

C) experimento, graças ao maior grau de confiabilidade que esse tipo de pesquisa confere aos resultados, fruto da observação de um comportamento do consumidor, em comparação com a coleta de seu depoimento abertamente manifestado

D) teste de marketing , pois assim a empresa pode lançar uma determinada iniciativa em um mercado-teste, avaliar a resposta dos consumidores nessa região específica e julgar se cabe ou não a extensão geográfica da iniciativa.

E) análise de dados secundários, pois a empresa, a custos comparativamente baixos, consegue as informações de seu interesse por meio de uma leitura crítica de dados já apurados em outras pesquisas, o que dispensaria um trabalho de campo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 272

Vamos para o Anterior: Exercício 270

Tente Este: Exercício 100

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Marketing






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.09ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=0.88ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 4ms))