Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto


EXERCÍCIOS - Exercício 374

  • (UECE-CEV 2018)

Leia atentamente o seguinte parágrafo:

“O livro foi sempre considerado o baluarte em que poderiam confiar os pessimistas da cultura de massa no momento em que tivessem de salvar do incêndio a cultura autêntica. Todavia, agora, e cada vez mais, esses pessimistas têm razões de sobra para se desesperar. O livro, ao qual tinham acesso apenas as minorias privilegiadas, passa a figurar no cardápio da classe média e do proletariado. Os últimos anos marcaram o aparecimento em grande estilo dos livros de bolso, ostensivamente concorrendo com jornais e revistas nas bancas e na disputa das horas de ócio dos leitores. As edições de livros de bolso se multiplicaram. O livro, antes privilégio da gente de espírito e sensibilidade, de repente é elevado à categoria de produto de consumo para a massa, tratado no mesmo nível do sabão de coco e do sabonete. O livro penetra na drugstore e a cultura é equiparada a um comprimido que se compra para dor de cabeça. A cultura veiculada pelo livro adquire então o aspecto vulgar que faz a ira dos inimigos da cultura de massa: o de tratar com simplicidade coisas por natureza complicadas”. (Charles R. Wright)

Fonte: SOARES, M. B. Técnica de redação : as articulações linguísticas como técnica de pensamento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.

No que diz respeito ao parágrafo acima, é correto afirmar que




A) nele a indicação de tempo se dá pelo emprego dos tempos verbais, bem como por advérbios e locuções adverbiais, certas preposições e locuções prepositivas, certas conjunções e locuções conjuntivas, e adjuntos adverbiais de tempo presentes na ordenação.

B) em função de seu objetivo, aparecem, simultaneamente, os critérios de organização por tempo e espaço.

C) nele há expressões indicadoras de tempo – adjuntos adverbiais de tempo – e de espaço – adjuntos adverbiais de lugar – marcadoras do critério de ordenação do parágrafo.

D) tem por objetivo mostrar a evolução do livro: de privilégio de uma minoria a produto de consumo para a massa. Tal objetivo obriga, evidentemente, a uma ordenação por tempo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 375

Vamos para o Anterior: Exercício 373

Tente Este: Exercício 283

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.65ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=1.49ms))((ts_substr_im=1.00ms))
((total= 7ms))