Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto


EXERCÍCIOS - Exercício 343

  • (UFU-MG 2018)

A extinção do “cujo”
“Cujo”? Ninguém mais diz “cujo”.
“Outro dia, alguém que acabei não anotando o nome...” em vez de “cujo nome acabei não anotando” é o tipo de construção dominante.
Acrescente-se um dado histórico. Livros de história da língua atestam usos como “Cuja [de quem] sõ estas coroas tã esplandecentes?” e “Cujo [de quem] filho és?”, estruturas que não são usadas nem mesmo por aqueles (como eu), que ainda empregam “cujo”.
Ou seja, sua história é bem mais longa e complexa do que pode parecer a quem simplesmente defende “cujo”. Ou seja: defendem empregos bem mais atuais do que os atestados na história mais antiga, cujos empregos não defendem mais…
O que este caso ensina?
Que as mudanças que ocorrem diante de nós podem parecer decadência, mas esta sensação não afeta as novas gerações, assim como as velhas gerações não lamentam o desaparecimento dos antigos empregos de “cujo”.
POSSENTI, Sírio. In: Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Segmento. Ano 9, Nº 100, mar. 2014, p. 26.

Com base no texto, assinale a alternativa que NÃOpode ser deduzida das ideias defendidas por Possenti.


A) O pesquisador concorda com o possível desaparecimento de alguns usos da língua, em especial, o pronome “cujo”.

B) Possenti defende que as mudanças que ocorrem diante de nós podem parecer decadentes, mas esta sensação não afeta as novas gerações, assim como as velhas gerações não lamentam o desaparecimento dos antigos empregos de “cujo”.

C) O linguista chama atenção para a relevância de manter as normas quanto ao emprego do “cujo” com o objetivo de preservar a nossa língua.

D) O autor alimenta a ideia de que as novas gerações e as mais antigas podem se adequar perfeitamente às mudanças da língua, o que promoveria um intercâmbio promissor entre essas gerações.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 344

Vamos para o Anterior: Exercício 342

Tente Este: Exercício 40

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=11.00ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=1.90ms))((ts_substr_im=0.82ms))
((total= 14ms))