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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto


EXERCÍCIOS - Exercício 312

  • (FCC 2018)

Ponderação, a mais desmoralizada das virtudes

É isso, mas também aquilo. Não obstante o abacaxi, temos o pepino. Posto que A seja indiscutível, deve-se levar em conta que B, somado a C, cria um cenário em que D pode se impor de certa forma como desejável, ressalvados E e F. Só depois desse percurso, claro, chegaremos ao ponto G.

O parágrafo anterior satiriza a ponderação de forma fácil e injusta, mas duvido que muita gente se incomode com isso. Sinônimo de circunspecção reflexiva, equilíbrio, prudência, a ponderação é hoje a mais desmoralizada das virtudes. Precisamos reabilitar a ponderação, nem que seja apenas como subproduto da perplexidade, aquilo que faz o marinheiro do samba levar o barco devagar sempre que o nevoeiro é denso.

O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do diferente que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos − é hoje condenado por (quase) todo mundo. No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.

Representa um inegável avanço civilizatório a exposição, nas redes sociais, de comportamentos opressivos ancestrais que sempre estiveram naturalizados em forma de assédio, desrespeito, piadinhas torpes e preconceitos variados. Ao mesmo tempo, é um claro retrocesso que o avanço se dê à custa da supressão do direito de defesa e do infinito potencial de injustiça contido no poder supremo de um juiz sem rosto .

(Adaptado de: RODRIGUES, Sergio. Folha de S. Paulo , 16/11/2017)


A afirmação a ponderação é hoje a mais desmoralizada das virtudesdeve ser entendida, no contexto, como


A) uma constatação já consensual, a partir da tendência dominante de se afirmar que, se uma coisa é isso , é também aquilo.

B) a valorização do discernimento público que permite distinguir, metaforicamente falando, um abacaxi de um pepino .

C) a constatação de que está ocorrendo uma negação de análises mais equilibradas, por conta da violência dos radicalismos.

D) uma forma de repúdio às redes sociais, quando estas expõem sem subterfúgios nossos comportamentos opressivos ancestrais .

E) uma crítica violenta, dirigida àqueles que entendem o equilíbrio de julgamento como subproduto da perplexidade .


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