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Administração públicaDiversos (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 312

  • (PUC-PR 2012)

Usuários querem mais serviços em sites de governo eletrônico (e-gov 27/08/2012) Os sites de governo eletrônico (e-gov) oferecem a informação de que o usuário precisa, mas nem sempre disponibilizam os serviços que necessita realizar, como pagamentos e emissão de documentos. A conclusão está em pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP. O trabalho da analista de sistemas Ieda Martins propõe um modelo para avaliação dos serviços de e-gov sob o ponto de vista dos cidadãos, pois o estudo verificou que a maioria dos modelos existentes focava prioritariamente os aspectos técnicos. “De modo geral, os usuários encontravam informações, mas desejavam realizar serviços e não conseguiam”, destaca a pesquisadora. “A principal recomendação para os sites que desejam aprimorar seus atendimentos é deixar de utilizar uma comunicação de mão única, do site para o cidadão, com fortes características informativas, e passar a investir em aspectos mais interativos que possam permitir uma comunicação de mão dupla entre site e cidadão, com maior oferta de serviços.” Ieda ressalta que os usuários sugeriram que seria importante haver um fórum de discussão, em que a pessoa pudesse postar suas dúvidas sem ter que ir pessoalmente a uma repartição pública. Outro pedido é uma maior oferta de serviços online nos sites, como guias de pagamento eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e emissão de documentos. “Os usuários ainda sugerem atendimento por chat (conversação por internet) e uma linguagem mais ao alcance do cidadão nos textos dos sites”, acrescenta. Texto adaptado:http://exame.abril.com.br/noticia/usuarios-queremmais-servicos-em-sites-de-governo-eletronico/imprimir. Acesso em 27/08/2012.
Um prefeito, interessado nos resultados dessa pesquisa, deseja melhorar as relações com os cidadãos, e convoca uma equipe para estudar a implantação de um e-govermment mais interativo e em consonância aos anseios da população. Assinale a alternativa que contempla o indicador mais apropriado para controlar os resultados da implantação do referido projeto:


A) Número de acessos aos serviços de e- government acompanhado do nível de satisfação dos usuários com os serviços prestados.

B) Percentual de intenção de votos ao candidato da situação na eleição para a prefeitura.

C) Tempo médio de instalação dos serviços de suporte de informática.

D) Tempo médio de atendimento na conversação por internet para controlar o número de cidadãos atendidos.

E) Número de pagamentos eletrônicos efetuados comparados ao número de pagamentos por boletos bancários.


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