Educação físicaDiversos (2)
- (CESPE 2013)
A abordagem dos jogos pela sua compreensão se opõe às metodologias tradicionais para o ensino dos jogos porque não presume que as táticas devam esperar pelo desenvolvimento das técnicas de forma isolada. Ministério dos Esportes. Dimensões pedagógicas do esporte. Módulo 2. Brasília: Ed. Link, 2004, (com adaptações). No que diz respeito ao ensino dos jogos pela sua compreensão, assinale a opção correta.
A) Cada jogo deve ser ensinado separadamente devido às suas especificidades, uma vez que as habilidades e as compreensões táticas sendo únicas para cada jogo dificulta a transferência dessas habilidades e compreensões táticas de um jogo para outro.
B) O ensino dos jogos pela sua compreensão apresenta uma estrutura linear e hierárquica: na base situam-se as destrezas motoras a fim de que se facilite a compreensão do jogo e a transferência das aprendizagens do aluno para situações similares
C) O professor deve propor atividades que estejam acima do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos para que, a partir dessa complexidade, possa exigir maior empenho e conhecimento tático.
D) O professor não deve modificar os jogos, como regras e equipamentos, porque sem modificá-los irá criar um ambiente desafiador e específico para a compreensão desses jogos.
E) Na aprendizagem de jogos com oposição, é importante favorecer a cooperação e a participação dos alunos e reduzir a competitividade e as comparações, minimizando assim o resultado e enfatizando o processo do jogo e as conquistas pessoais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 356
Vamos para o Anterior: Exercício 354
Tente Este: Exercício 478
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física