Educação físicaDiversos (2)
- (IBFC 2013)
Considere o excerto:
Um dos grandes desafios encontrados pelo professorado diz respeito ao fato de que as concepções atuais de cultura, escola, ensino e aprendizagem não dão conta, a nosso ver, dos desafios encontrados em uma sala de aula “invadida” por diferentes grupos sociais e culturais, antes ausentes desse espaço. Não dão conta, acreditamos, do inevitável caráter multicultural das sociedades contemporâneas, nem respondem às contradições e às demandas provocadas pelos processos de globalização econômica e de mundialização da cultura, que tanto têm intensificado a cisão do mundo em “ricos” e “pobres”, “civilizados” e “selvagens”, “nós” e “eles”, “incluídos” e “excluídos”.
(Moreira, A.F.B; Candau, V.M. Educação escolar e culturas : contruindo caminhos. Rev. Bras. Edu., V.23, p.156-67, maio-ago, 2003)
Diante deste contexto, citado pelos autores Moreira e Candau (2003), ao se fazer referência ao desafio histórico de se avançar na concepção de uma escola para poucos, para a concepção de uma escola para todos, e cuja garantia de direitos se fundamenta em uma escola com qualidade social, são objetivos da Educação Física na escola:
A) Legalizar o ensino da Educação Física como parte integrante do currículo escolar; a reflexão crítica, a saúde e o lazer enquanto uma das possibilidades da Educação Física na escola.
B) Democratizar o acesso à Educação Física; a busca pela autonomia; a reflexão crítica, a saúde e o lazer enquanto uma das possibilidades da Educação Física na escola.
C) Tornar obrigatório o ensino da Educação Física na escola; a reflexão crítica, a saúde e o lazer enquanto uma das possibilidades da Educação Física na escola.
D) Democratizar o acesso à Educação Física tornando-a obrigatória no currículo escolar; enfatizar que a atividade física exige a presença de um especialista e transformar a aula de Educação Física em momentos exclusivos de lazer.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 259
Vamos para o Anterior: Exercício 257
Tente Este: Exercício 181
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física