DiversosDiversos (17)
- (UPENET/IAUPE 2014)
Uma criança com desvio fonológico apresenta substituições de fricativas por plosivas, em posição inicial, caracterizando um processo de plosivização. O fonoaudiólogo teve como alvo terapêutico, durante seis sessões, a palavra "chuta", considerando a posição inicial e o contexto fonológico seguinte. A criança conseguiu adquirir o fonema nessa palavra. Resta saber se houve estabilização do novo segmento no sistema fonológico e se a criança é capaz de generalizar esse novo padrão em palavras ainda não usadas em terapia. Considerando os possíveis próximos passos nessa intervenção, qual alternativa está INCORRETA?
A) Uma das formas de promover a generalização é utilizar palavras com características fonéticas semelhantes, de modo que a criança possa usar em diferentes contextos lexicais e fonológicos, então poderiam ser elencadas palavras com a mesma sílaba, na mesma posição, com tonicidade diferente e distintos graus de familiaridade, como "chupeta", "chuteira" e "chuveiro".
B) Como a escolha do alvo proporcionou uma resposta positiva da criança, poderiam ser escolhidas novas palavras, mantendo o contexto fonológico seguinte semelhante, como a vogal labial /u/, que comunga traços com a consoante em questão.
C) O próximo passo poderia ser o de usar contextos fonológicos seguintes bem distantes do até então usado como alvo, adotando a vogal anterior /i/ e a vogal /a/ como contexto fonológico seguinte, para observar como a criança lidaria com essa nova informação e, ainda, se seria capaz de generalizar.
D) Continuar estimulando a partir do mesmo alvo, até o final da terapia, de modo que a criança consolide esse novo segmento na aquisição.
E) Usar o mesmo padrão (Calvo+V/u/+ CV) em não-palavras para minimizar o efeito lexical e verificar se, de fato, a criança generalizou a aquisição do novo segmento, independente do apoio semântico.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 493
Vamos para o Anterior: Exercício 491
Tente Este: Exercício 66
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos