Procura

DiversosDiversos (40)


EXERCÍCIOS - Exercício 157

  • (Avança SP 2022)

O Pavão , Rubem Braga

Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas. Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade. Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.


No trecho “o pavão é um arco-íris de plumas”, é correto afirmar que Rubem Braga utiliza-se do recurso estilístico Metáfora, pois:



A) A concordância das palavras na frase se faz logicamente, pelo significado literal.


B) Substitui um nome de objeto por outro.

C) Designa um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança.


D) Emparelha-se à metonímia.

E) Se opõem, numa mesma frase, duas palavras ou dois pensamentos de sentido contrário.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 158

Vamos para o Anterior: Exercício 156

Tente Este: Exercício 389

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.98ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.75ms))((ts_substr_c=0.93ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 8ms))