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PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática


EXERCÍCIOS - Exercício 153

  • (VUNESP 2021)

Lerner (1995), após realizar pesquisas a respeito da resolução de problemas matemáticos com estudantes até a 5ª série, conclui que todas as crianças são capazes de elaborar estratégias adequadas para resolver os diversos problemas que lhes são formulados, porém algumas crianças são levadas a renunciar às suas próprias possibilidades de pensar e optam por prender-se a certas “chaves” linguísticas e numéricas que aparecem seguidamente nos “problemas-padrão”, geralmente apresentados na escola. A esse respeito, entre outros dados, a autora conclui que


A) se renunciarmos ao molde das situações-problema e apresentarmos enunciados produzidos de maneira mais artesanal, podemos conseguir que as crianças se centrem sempre na estrutura lógica dos problemas e deixem de buscar indícios artificiais que obstaculizam seu raciocínio.

B) as situações-problema que a vida cotidiana nos oferece são semelhantes, por isso é importante limitar- -se a formular na aula situações específicas que utilizam de forma reiterada o mesmo molde. Assim, as crianças serão capazes de memorizar as contas necessárias para resolver cada tipo de problema e resolvê-los correta e rapidamente.

C) os resultados levantados mostram que o conteúdo ao qual se referem os problemas não incide na conceitualização que as crianças fazem dele. Procurar a solução de um problema referente a dinheiro ou procurar a solução de outro vinculado a noção de tempo são as mesmas coisas, a estratégia utilizada na resolução é a mesma.

D) para as crianças da primeira, terceira e quinta série, não encontrar “a conta” adequada para resolver o problema significa igualmente não poder resolver o problema. Normalmente, a criança que não sabe a conta que deve utilizar na resolução do problema não é capaz de resolvê-lo utilizando-se de outras estratégias.

E) os dados levantados propõem que a escola deve dar menor importância a: antecipação dos resultados das operações e à reflexão sobre a propriedade das operações. Ficou claro que a exercitação contínua de contas descontextualizadas se mostrou o meio mais adequado para que as crianças possam treinar e julgar os resultados alcançados.


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