Procura

PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática


EXERCÍCIOS - Exercício 138

  • (AMEOSC 2021)

"A educação matemática deve contribuir para uma cidadania responsável, ajudando os alunos a tornarem-se indivíduos não dominados, mas, pelo contrário, independentes - no sentido de competentes, críticos, confiantes e criativos - nos aspectos essenciais em que a sua vida se relaciona com a matemática." (MATOS & SERRAZINA, 1996, p. 19). A análise do trecho acima nos remete a um conceito que tem sido cada dia mais difundido, o da "intencionalidade", que atribui uma função social ao que é trabalhando em sala de aula, tornando conteúdos e atividades instrumentos de construção de valores. Qual das opções abaixo cita uma forma de contribuição do ensino da matemática na formação de um indivíduo dentro dos preceitos da cidadania?


A) Problematização de situações cotidianas de cunho social, que podem ser resolvidas por meio dos conceitos matemáticos e sua aplicação.

B) Resolução de problemas descontextualizados, que permitem o desenvolvimento do pensamento abstrato e utópico.

C) Trabalhos individuais que trabalham o desenvolvimento de algoritmos por meio de resoluções mecânicas e repetitivas.

D) Projetos pedagógicos com proposta meramente recreativa.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 139

Vamos para o Anterior: Exercício 137

Tente Este: Exercício 42

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.56ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=0.87ms))((ts_substr_im=0.89ms))
((total= 9ms))