Procura

PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática


EXERCÍCIOS - Exercício 110

  • (VUNESP 2020)

No livro Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas, Cecília Parra (1996) apresenta, no capítulo 7, quatro hipóteses principais para justificar o cálculo mental na escola primária (anos, iniciais do ensino fundamental). A alternativa que contém duas dessas hipóteses é:


A) as aprendizagens no terreno do cálculo mental influem na capacidade de resolver problemas; os procedimentos de cálculo mental devem ser estimulados depois de os alunos terem um razoável domínio dos algoritmos convencionais das operações, pois essas técnicas facilitam a obtenção dos resultados mentalmente.

B) o trabalho de cálculo mental deve ser acompanhado de um aumento progressivo do cálculo automático ou mecânico; as aprendizagens no terreno do cálculo mental influem na capacidade de resolver problemas.

C) o cálculo mental aumenta o conhecimento no campo numérico; os procedimentos de cálculo mental devem ser estimulados depois de os alunos terem um razoável domínio dos algoritmos convencionais das operações, pois essas técnicas facilitam a obtenção dos resultados mentalmente.

D) o trabalho de cálculo mental habilita para uma maneira de construção de conhecimento que, a nosso entender, favorece uma melhor relação com a matemática; memorizar os fatos fundamentais (tabuadas) não é importante, pois o fato de que os alunos possam apelar para o cálculo automático desencorajam o cálculo mental.

E) o cálculo mental aumenta o conhecimento no campo numérico; o cálculo mental é um conteúdo que deve ser ensinado em determinado momento específico do ano letivo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 111

Vamos para o Anterior: Exercício 109

Tente Este: Exercício 111

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.66ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=0.55ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 6ms))