PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática
- (VUNESP 2020)
No livro Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas, Cecília Parra (1996) apresenta, no capítulo 7, quatro hipóteses principais para justificar o cálculo mental na escola primária (anos, iniciais do ensino fundamental). A alternativa que contém duas dessas hipóteses é:
A) as aprendizagens no terreno do cálculo mental influem na capacidade de resolver problemas; os procedimentos de cálculo mental devem ser estimulados depois de os alunos terem um razoável domínio dos algoritmos convencionais das operações, pois essas técnicas facilitam a obtenção dos resultados mentalmente.
B) o trabalho de cálculo mental deve ser acompanhado de um aumento progressivo do cálculo automático ou mecânico; as aprendizagens no terreno do cálculo mental influem na capacidade de resolver problemas.
C) o cálculo mental aumenta o conhecimento no campo numérico; os procedimentos de cálculo mental devem ser estimulados depois de os alunos terem um razoável domínio dos algoritmos convencionais das operações, pois essas técnicas facilitam a obtenção dos resultados mentalmente.
D) o trabalho de cálculo mental habilita para uma maneira de construção de conhecimento que, a nosso entender, favorece uma melhor relação com a matemática; memorizar os fatos fundamentais (tabuadas) não é importante, pois o fato de que os alunos possam apelar para o cálculo automático desencorajam o cálculo mental.
E) o cálculo mental aumenta o conhecimento no campo numérico; o cálculo mental é um conteúdo que deve ser ensinado em determinado momento específico do ano letivo.
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