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PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática


EXERCÍCIOS - Exercício 125

  • (Unoesc 2021)

Referente a Teoria da Educação Matemática, assinale a alternativa incorreta.


A) Segundo BIEMBENGUT E HEIN (2003: p. 12), "um conjunto de símbolos e relações matemáticas que procura traduzir, de alguma forma, um fenômeno em questão ou problema de situação real, denomina-se modelo matemático". Esse conjunto de procedimentos denomina-se de modelagem.

B) Há algumas décadas a modelagem matemática é vista como uma espécie de ponte entre assuntos do cotidiano e tópicos matemáticos. Blum et al. (2002, p. 150) sinalizam que: No currículo e nos livros didáticos encontramos mais relações com fenômenos e problemas do mundo real do que a dez ou vinte anos atrás. Enquanto as aplicações e a modelagem ocupam um importante papel nas salas de aula da maioria dos países, hoje mais do que no passado, ainda há uma lacuna entre os ideais do debate educacional, as inovações curriculares, e os processos de ensino e aprendizagem associados a situações do dia a dia. A afirmação de Blum et al. (2002), embora apresentada na década passada, ainda pode ser observada no cenário atual. No Brasil, o ensino de matemática é orientado por documentos oficiais (BRASIL, 1997; PARANÁ, 2008) que ressaltam a importância do uso de situações contextualizadas, nas quais os alunos utiliza-se de conceitos matemáticos para lidar com os problemas da vida.

C) Com o objetivo de verificar as relações entre a Didática Profissional e a Didática da Matemática/tradicional, de modo a identificar possíveis contribuições para a formação matemática, tendo como suporte teórico estudos sobre a Teoria dos Campos Conceituais (somente teoria matemática), Transposição Didática e Situações Didáticas. Realizou-se uma revisão bibliográfica, no intuito de relacionar os principais conceitos de cada teoria à atuação do professor de matemática somente fora da sala de aula e à didática profissional do Pedagogicismo Calcular. Dessa forma, a pesquisa aponta suportes qualitativos significativos como fornecer meios que proporcionem a compreensão do resultado do trabalho, por meio da implantação de competências somente profissionais e situações didáticas profissionais, observação da regularidade das atividades dos alunos, troca de informações pragmáticas entre colegas de trabalho, compreensão da profundidade da natureza do erro, suas possíveis causas para os grandes índices de reprovações dentro dos mecanismos de operações, distinção dos termos saber e conhecimento matemático e, da perspectiva da formação continuada somente de professores das séries iniciais, da transmissão da condição do conhecimento pragmático e sócio-sistêmico-cultural, possibilitando assim, desenvolver investigações com o aporte da Didática Profissional para a compreensão e o desenvolvimento de pesquisas, a partir da atividade somente do professor de matemática, que favoreçam uma modificação de postura-metodológica, constituindo assim uma mudança de atitude na ação de aprender todos os conceitos matemáticos desprovidos de realidade.

D) A implantação da educação culturalmente relevante auxilia no desenvolvimento do aprendizado intelectual, social e político dos alunos por meio da utilização de referências culturais para desencadear o conhecimento matemático. Esse tipo de educação utiliza as experiências prévias de alunos para tornar o aprendizado relevante e efetivo, pois visa reforçar a sua conexão com as atividades escolares. As escolas culturalmente relevantes contextualizam a instrução e as práticas escolares enquanto mantém o rigor acadêmico. Nessas escolas, os líderes escolares, os professores e os funcionários são capazes de reconhecer e construir, com base nos pontos fortes dos alunos, por meio da aplicação de estratégias instrucionais que são culturalmente relevantes, a liderança culturalmente relevante está enraizada na convicção de que os alunos são capazes de se destacar em projetos acadêmicos. Existe a necessidade de facilitar a implementação da pedagogia culturalmente relevante nos currículos escolares, que é projetada para embeber a cultura escolar nos backgrounds culturais dos alunos, auxiliando-os a conceituar o conhecimento. As abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante no currículo matemático visam tornar os conteúdos matemáticos relevantes para os alunos.


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