PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática
- (IDECAN 2019)
Para Polya (2006, p. 4), “a Resolução de Problemas é uma habilitação prática como, digamos, o é a natação. Adquirimos qualquer habilitação por imitação ou prática” Diante dos conhecimentos sobre a temática, assinale a afirmativa correta.
A) Na resolução de problemas, o aluno é protagonista em seu processo de aprendizagem, enquanto o professor o estimula a encontrar a solução para os problemas desafiadores, ou seja, há uma intrínseca relação com o fazer matemático, ao criar hipóteses, fazer conjecturas, transformando-se no próprio investigador.
B) As etapas para a metodologia Resolução de Problemas são: compreender o problema, elaborar um plano e executar o plano.
C) Um objetivo dessa metodologia é fazer o aluno pensar e raciocinar de forma produtiva tornando as aulas de matemática um momento para ensinar os alunos a enfrentar situações novas e menos desafiadoras.
D) A Resolução de Problemas, segundo Dante (1991), deve ser adotada no currículo como parte integrante da aula expositiva, caracterizando o tradicionalismo do ensino de matemática.
E) O momento em que os alunos efetuam os cálculos planejados anteriormente, obtendo várias maneiras de resolver o problema é chamado de elaboração do plano de acordo com a Resolução de Problemas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6
Vamos para o Anterior: Exercício 4
Tente Este: Exercício 183
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia