Procura

PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (IDECAN 2019)

Para Polya (2006, p. 4), “a Resolução de Problemas é uma habilitação prática como, digamos, o é a natação. Adquirimos qualquer habilitação por imitação ou prática” Diante dos conhecimentos sobre a temática, assinale a afirmativa correta.


A) Na resolução de problemas, o aluno é protagonista em seu processo de aprendizagem, enquanto o professor o estimula a encontrar a solução para os problemas desafiadores, ou seja, há uma intrínseca relação com o fazer matemático, ao criar hipóteses, fazer conjecturas, transformando-se no próprio investigador.

B) As etapas para a metodologia Resolução de Problemas são: compreender o problema, elaborar um plano e executar o plano.

C) Um objetivo dessa metodologia é fazer o aluno pensar e raciocinar de forma produtiva tornando as aulas de matemática um momento para ensinar os alunos a enfrentar situações novas e menos desafiadoras.

D) A Resolução de Problemas, segundo Dante (1991), deve ser adotada no currículo como parte integrante da aula expositiva, caracterizando o tradicionalismo do ensino de matemática.

E) O momento em que os alunos efetuam os cálculos planejados anteriormente, obtendo várias maneiras de resolver o problema é chamado de elaboração do plano de acordo com a Resolução de Problemas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6

Vamos para o Anterior: Exercício 4

Tente Este: Exercício 183

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.47ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=1.05ms))((ts_substr_im=1.13ms))
((total= 7ms))