PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Gomes (2002) analisa as relações entre desenvolvimento e aprendizagem referentes às abordagens psicológicas, focalizando suas consequências na sala de aula.
Considerando as reflexões feitas pela autora sobre essas relações e suas consequências pedagógicas, é incorreto afirmar que
A) na abordagem piagetiana, os “erros” dos alunos são considerados como integrantes do processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o que os alunos já sabem sobre os conteúdos escolares e sinalizando para o professor sobre o que ainda deve ser ensinado.
B) na abordagem sociocultural, a intervenção do professor é considerada fundamental no processo de construção do conhecimento – por ter mais experiência, conhecer mais sobre o assunto – assim como as trocas entre as crianças.
C) na abordagem inatista/gestaltista, o foco da avaliação é o processo, embora não se leve em consideração os erros dos alunos.
D) na abordagem ambientalista/behaviorista, o professor é considerado o centro do processo de ensino e aprendizagem; ele ensina e o aluno aprende por meio da transmissão de conteúdos estabelecidos pelo currículo e planejados pelo educador.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 237
Vamos para o Anterior: Exercício 235
Tente Este: Exercício 377
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia