Procura

PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem


EXERCÍCIOS - Exercício 236

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

Gomes (2002) analisa as relações entre desenvolvimento e aprendizagem referentes às abordagens psicológicas, focalizando suas consequências na sala de aula.
Considerando as reflexões feitas pela autora sobre essas relações e suas consequências pedagógicas, é incorreto afirmar que


A) na abordagem piagetiana, os “erros” dos alunos são considerados como integrantes do processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o que os alunos já sabem sobre os conteúdos escolares e sinalizando para o professor sobre o que ainda deve ser ensinado.

B) na abordagem sociocultural, a intervenção do professor é considerada fundamental no processo de construção do conhecimento – por ter mais experiência, conhecer mais sobre o assunto – assim como as trocas entre as crianças.

C) na abordagem inatista/gestaltista, o foco da avaliação é o processo, embora não se leve em consideração os erros dos alunos.

D) na abordagem ambientalista/behaviorista, o professor é considerado o centro do processo de ensino e aprendizagem; ele ensina e o aluno aprende por meio da transmissão de conteúdos estabelecidos pelo currículo e planejados pelo educador.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 237

Vamos para o Anterior: Exercício 235

Tente Este: Exercício 377

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.42ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.76ms))((ts_substr_c=1.12ms))((ts_substr_im=1.02ms))
((total= 7ms))