Procura

PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem


EXERCÍCIOS - Exercício 293

  • (FAU 2019)

Todo professor tem duas opções a escolher para realizar sua prática pedagógica: avaliar as deficiências do aluno, ou tentar estimar seu potencial. Não há um estudante igual a outro, pois o ritmo de aprendizagem de cada um são individuais. Nesse sentido Vygotsky:


A) Propõe a existência de dois níveis de desenvolvimento infantil. O primeiro é chamado de real e engloba as funções mentais que já estão completamente desenvolvidas. O segundo é a distância entre o que já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência - que reside o segundo nível de desenvolvimento proximal.

B) Dividiu o desenvolvimento humano em 5 estágios: estágio sensório-motor; estágio préoperatório; estágio das operações concretas, estágio operatório formal, estágio do construtivismo abstrato.

C) Estabeleceu que na prática de ensino o erro prioritariamente deve ser entendido como algo que deve ser eliminado de imediato, sob pena de se fixar como conduta.

D) Afirma que os alunos devem ser agrupados nas turmas conforme a categoria da homogeneidade para facilitar o trabalho do professor.

E) Destacou três abordagens sobre aprendizagem e desenvolvimento, que são: 1) Aprendizagem e envolvimento: processos dependentes; 2) Aprendizagem e comprometimento: processos diferentes; 3) Aprendizagem e desenvolvimento: processos diferentes e sem estarem relacionados.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 294

Vamos para o Anterior: Exercício 292

Tente Este: Exercício 160

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.83ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.80ms))((ts_substr_c=1.89ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 7ms))