Procura

PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem


EXERCÍCIOS - Exercício 331

  • (VUNESP 2019)

O professor deve provocar a construção do conhecimento propondo bons problemas. Charnay (in: Starepravo, 2009) apresenta algumas características essenciais da relação entre a situação-problema e os alunos, delineando uma aprendizagem apoiada na resolução de problemas. Segundo Charnay, entre outras, a atividade deve


A) deixar a criança desarmada diante do problema, ou seja, não deve permitir que ela use os seus conhecimentos anteriores para encontrar a solução.

B) ser repetida inúmeras vezes com a mesma proposta, e devem ser utilizadas as mesmas estratégias, para que o educando aprenda o procedimento correto de resolução.

C) ser simples e não oferecer dificuldades, ou seja, a criança deve se sentir confiante e segura para resolver o problema com os conhecimentos que já possui.

D) propor um verdadeiro problema para o aluno resolver. Todos devem compreender o problema, ou seja, prever que existe uma resposta possível.

E) envolver o uso de numerais, por isso atividades com situação-problema devem ser propostas para crianças que já reconhecem, pelo menos, os numerais de um até dez.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 332

Vamos para o Anterior: Exercício 330

Tente Este: Exercício 443

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.76ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.69ms))((ts_substr_c=1.63ms))((ts_substr_im=1.04ms))
((total= 8ms))