PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)
- (VUNESP 2019)
Uma comparação que ajuda a entender o ponto de vista de quem critica a meritocracia como sistema de seleção e também por que ela tem relação com a desigualdade é que o mercado de trabalho funciona como uma competição para a qual o participante começa a se preparar desde a infância. As pessoas acumulam capital humano, termo usado por economistas para denominar o conjunto de capacidades, competências e atributos de personalidade que favorecem a produção de trabalho. Para isso, contam com três recursos: os privados, os públicos e seus próprios talentos – daí a importância da educação. Como os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos, ao observar somente o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos.
(Marília Marasciulo, “Como a meritocracia contribui para a desigualdade”. Galileu . https://revistagalileu.globo.com. Adaptado)
De acordo com o texto, a meritocracia tem relação com a desigualdade porque
A) o mercado de trabalho se tornou exigente, ainda que capacidades, competências e atributos de personalidade sejam pouco fomentados na infância.
B) o desenvolvimento de capacidades, competências e atributos de personalidade estão intrinsecamente ligados à educação, que não é igual para todos.
C) a distribuição dos recursos não é equânime na sociedade, de tal forma que o acúmulo de capital humano ocorre de forma distinta entre os indivíduos.
D) a distribuição de recursos públicos e privados ocorre de forma diferenciada, o que leva os menos favorecidos a se esforçarem mais desde a infância.
E) o sistema social funciona para privilegiar poucos, embora todos os cidadãos estejam expostos aos mesmos tipos de recursos desde a infância.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 466
Vamos para o Anterior: Exercício 464
Tente Este: Exercício 143
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português