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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)


EXERCÍCIOS - Exercício 21

  • (FCC 2019)

A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura, mudando não só o modo como a literatura é distribuída, mas também como é escrita, à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades. Ao mesmo tempo, alguns dos termos que começamos a usar recentemente parecem momentos anteriores da longa história da literatura.

Hoje, muitos já leem em uma tela. No dispositivo, o leitor irá virar páginas ou rolar um texto. Dois milênios após o rolo de papiro ter dado lugar ao livro de pergaminho, esse movimento de rolagem voltou, visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas. E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas”. A narração oral também retornou. Como bem se sabe, palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio.

Mas a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura. A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo: um texto precisa permanecer relevante o suficiente e ser lido, traduzido, transcrito e transcodificado pelas gerações futuras para persistir ao longo do tempo .

(Adaptado de: PUCHNER, Martin. O mundo da escrita . Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital)


No contexto, o segmento


A) palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio (2° parágrafo) é uma comprovação de que os dispositivos eletrônicos asseguram a permanência da literatura.

B) à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades (1° parágrafo) é uma alusão a dificuldades impostas pelas novas tecnologias de escrita.

C) para persistir ao longo do tempo (3° parágrafo) assinala noção de conformidade.

D) mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas” (2° parágrafo) expressa uma ironia a respeito do caráter pouco inovador das tecnologias de leitura.

E) A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo (3° parágrafo) exprime uma convicção do autor.


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