PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Com base em uma perspectiva alinhada à de Faraco, Marcos Bagno, na obra Gramática pedagógica do português brasileiro , discute tópicos gramaticais que devem, ou não, ser ensinados pelo professor de português.
Nessa direção, o autor assevera que um ensino desapegado do normativismo deve abrir mão do estudo
A) da impessoalidade do verbo “haver” em construções do tipo “há problemas”.
B) da ênclise como regra geral de colocação dos pronomes oblíquos átonos.
C) dos verbos irregulares, que, aos poucos, passam a seguir o paradigma regular.
D) do pronome “se” em construções nas quais promove a indeterminação do sujeito.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 444
Vamos para o Anterior: Exercício 442
Tente Este: Exercício 461
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português