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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)


EXERCÍCIOS - Exercício 104

  • (FEPESE 2019)

Texto 1

Educação Básica e Formação Integral

A Formação Integral tem assumido papel cada vez mais central no debate sobre os pressupostos e finalidades da Educação Básica no Brasil. Como concepção de formação e como projeto educacional, ela forma parte da histórica luta pela emancipação humana. Quanto mais integral a formação dos sujeitos, maiores são as possibilidades de criação e transformação da sociedade.

A luta por processos de formação humana integral definitivamente não é algo novo, faz parte da experiência de sobrevivência de mulheres e homens que historicamente buscaram ampliar sua compreensão de mundo, seus conhecimentos e saberes. A busca pela Formação Integral é, portanto, parte da experiência humana na qual a escolarização vai ocupando lugar central, e a educação é, nesse sentido, expressão do desejo e do direito humano fundamental. O currículo, por sua vez, entendido como constituinte e constitutivo do percurso formativo, torna-se expressão material desse direito e o sujeito, o sentido último e finalidade principal da formação.

Assim, a formação integral continua sendo um dos mais importantes e antigos projetos humanos. A educação formal, com a adjetivação “integral”, constitui uma luta contemporânea que representa uma alternativa para o avanço da sociedade em relação aos atuais limites da escola. Mais do que a noção de educação integral, o que está posto na atualidade é como a escola enquanto instituição social moderna pode cumprir a tarefa de promovê-la.

Proposta Curricular de Santa Catarina : formação integral na educação básica, do Estado de Santa Catarina (2014, p. 131). Disponível em:<file:///C:/Users/Usuario/ Downloads/Proposta_Curricular_final.pdf > . Acesso em: 06 de set. 2019.


Em relação ao texto 1, é corretoo que se afirma em:


A) O desenvolvimento integral da sociedade está, modernamente, confinado aos limites da escola.

B) A escolarização é expressão fundamental do desejo e do direito humano.

C) A ampliação das condições de criação e transformação da sociedade está atrelada à expansão da formação integral das pessoas.

D) O sujeito deve ser entendido como constituinte e constitutivo de seu percurso formativo, e o currículo, nessa perspectiva, é a expressão da formação humana integral.

E) A formação humana integral é definitivamente algo novo, que faz parte da tendência atual de valorização da educação.


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