PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Leia o poema a seguir.
“Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas).”
(Álvaro de Campos) Disponível em:<https://www.revistaprosaversoearte.com/todas-as-cartas-de-amor-sao-ridiculas-alvaro-de-campos-fernando-pessoa/>. Acesso em: 12 jul. 2019.
A respeito da progressão temática do poema de Álvaro
de Campos, é incorreto afirmar:
A) O poema aborda o tema do amor, sobre o qual se realiza uma rema, com humor, que desmistifica a ideia tradicional de amor, observando os aspectos ridículos do encantamento dos seres apaixonados.
B) A progressão temática do poema se dá pela atribuição do adjetivo “ridículas” às várias fases do amor e de um relacionamento: a paixão, a declaração, a entrega, a desilusão, o saudosismo e, por fim, o desencantamento com a própria ideia de amor.
C) O adjetivo “ridículas”, isolado como um verso e repetido ao longo do poema, poderia ser substituído por termos sinônimos, o que contribuiria para maior coerência e para o desenvolvimento da progressão temática do poema.
D) Nos versos “Mas, afinal, / Só as criaturas que nunca escreveram / Cartas de amor / É que são / Ridículas.”, o eu lírico desenvolve, a partir do tema do amor, uma crítica à recusa que algumas pessoas apresentam em se entregar quando estão apaixonadas.
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