PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
INSTRUÇÃO: Leia o fragmento a seguir, que se encontra na obra Portos de passagem , de João Wanderley Geraldi, em que se discute, a propósito das concepções de leitura, o estatuto do texto nas aulas de língua portuguesa, para responder à questão .
“A questão já não é ‘corrigir’ leituras com base numa leitura privilegiada e apresentada como única; mas também não é admitir qualquer leitura como legitimável (ou legítima), como se o texto não fosse condição necessária à leitura e como se neste o autor não mobilizasse os recursos expressivos em busca de uma leitura possível. Trata-se agora de reconstruir, em face de uma leitura de um texto, a caminhada interpretativa do leitor: descobrir por que este sentido foi construído a partir das ‘pistas’ fornecidas pelo texto. Isto significa se perguntar, no mínimo, que variáveis sociais, culturais e linguísticas foram acionadas pelo aluno para produzir a leitura que produziu. Isto significa dar atenção ao fato de que a compreensão é uma forma de diálogo.”
(GERALDI, 2013, p. 112-113.)
Nesse fragmento, Geraldi defende a concepção de que a leitura
A) é um processo de natureza dialógica, permeado por uma série de fatores, mas centrado no texto.
B) diz respeito a um domínio eminentemente discursivo, centrado nas práticas sociais e culturais.
C) deve considerar, antes de tudo, a produção de sentido pelo sujeito-leitor, em razão do qual os textos são produzidos.
D) é um processo interlocutivo, no qual o autor conduz o leitor no percurso da interpretação.
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