PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)
- (FEPESE 2019)
Texto 3
“No ensino de Línguas, a reflexão sobre forma e função requer a retomada do conceito de análise linguística , um processo demandado dos sujeitos que leem, escrevem e falam ou que usam LIBRAS e Braille: refletir sobre as línguas que usam em seus processos interacionais com o outro. Cabe registrar, então, que a análise linguística deve ser compreendida em favor das atividades de compreensão e produção textuais; ela está, portanto, a ‘serviço de’, não sendo objeto de estudo em si mesma e por si mesma. Conceber análise linguística desse modo é fundamental num cenário no qual, historicamente, o ensino de gramática e de ortografia foi o centro da ação do professor de Línguas no trabalho prescritivista com a língua, conduta que está pautada na compreensão, cristalizada na tradição escolar, de que aprender gramática, ou terminologia gramatical, tanto quanto regras ortográficas, na abstração dos usos sociais, poderia contribuir para a formação de leitores e produtores de textos mais proficientes.”
Proposta Curricular de Santa Catarina : formação integral na educação básica, do Estado de Santa Catarina (2014, p. 131). Disponível
em:<file:///C:/Users/Usuario/ Downloads/Proposta_Curricular_final.pdf >
Considerando o que se afirma no texto 3, assinale a alternativa correta.
A) No ensino de língua portuguesa, a análise e a descrição linguística – isto é, a apropriação da gramática como norma – são conhecimentos e habilidades prioritárias.
B) A análise linguística é parte do ensino de línguas, não como carro-chefe do bom uso da língua, mas como processo de reflexão em favor das atividades de compreensão e produção textuais.
C) Por gramática entende-se a fonologia, a morfologia, a sintaxe e a semântica das línguas, que são exclusivamente as regras que constam em livros de gramática normativa.
D) A Proposta Curricular de Santa Catarina prevê a reflexão a respeito do modo como o vocabulário e as estruturas gramaticais da língua culta são agenciados para o bom uso no espaço discursivo, identificando os desvios da norma.
E) Assim, dois comportamentos vêm sendo sinalizados na ação docente em línguas: a manutenção de uma abordagem gramatical normativista e a necessidade de excluir a análise linguística como requisito para a apropriação dos conhecimentos gramaticais na escola.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 107
Vamos para o Anterior: Exercício 105
Tente Este: Exercício 235
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português