Educação físicaRelação educação física escolar e esporte
- (FUNCERN 2019)
O esporte, como prática social e educacional, projeta-se numa dimensão complexa de fenômenos. Por isso, deve ser analisado nos seus variados aspectos, principalmente no âmbito escolar, pelo seu fator educacional e influenciador no comportamento de nossos alunos. Assim, para determinar a forma em que deve ser abordado pedagogicamente, o esporte “da” escola deve ser pensado em detrimento do esporte “na” escola. Neste sentido, é correto inferir que no esporte “da” escola,
A) o interesse é tão somente na vitória na competição, colocando-o como fim em si mesmo, buscando sempre o aprimoramento técnico e tático.
B) predomina a não apresentação de limites para o ensino dos gestos técnicos nas aulas de Educação Física na escola, pois acredita-se que o aluno deve dominar as diversas técnicas.
C) a prática esportiva independe de significados, de valores e normas que assegurem o direito à sua realização, deve possibilitar aos alunos o aprendizado técnico.
D) há o resgate dos valores que privilegiam o coletivo sobre o individual, defendendo o compromisso da solidariedade e respeito humano, a compreensão de que jogo se faz "a dois", e de que é diferente jogar "com" o companheiro e jogar "contra" o adversário.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 78
Vamos para o Anterior: Exercício 76
Tente Este: Exercício 158
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física