Educação físicaRelação educação física escolar e esporte
- (Fundação CEFETBAHIA 2019)
O esporte após a sua revolução conceitual, a partir do pressuposto do direito de todos à prática esportiva, passou a ser compreendido através das três manifestações esportivas, que na verdade são as formas de exercício deste direito (TUBINO, 2011, p. 34). Cada dimensão do trato do esporte compreende uma série de situações sociais específicas, que fazem os seus contornos. Nesse sentido, é correto afirmar que, no contexto da escola, o esporte:
A) jamais deve abordar a dimensão social esporte-performance ou rendimento, pois a mesma exerce efeitos na sociedade.
B) deve dar conta de três áreas de intervenção pedagógica: integração social, desenvolvimento psicomotor e atividades físicas educativas.
C) é obrigado a ser tratado pela perspectiva do esporte-educacional, pois este só pode acontecer nos espaços de escolarização formal, ou seja, dentro da escola.
D) deve apenas ser abordado a partir do esporte-participação ou popular, tendo em vista que esta dimensão é referenciada com o princípio do prazer lúdico, pois, sem o lúdico, não se aprende.
E) não deve tratar acerca do esporte-performance ou rendimento, pois este ratifica as competições, cheias de vícios, que deformam o papel do esporte no ambiente escolar, que não pode ter caráter competitivo.
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