Educação físicaRelação educação física escolar e esporte
- (Instituto Consulplan 2022)
O jogo é um fenômeno antropológico a ser considerado no estudo do ser humano. É uma constante em todas as civilizações; esteve sempre unido à cultura dos povos, àsua história, ao mágico, ao sagrado, ao amor, à arte, à língua, à literatura, aos costumes, à guerra. O jogo serviu de vínculo entre povos; é um facilitador da comunicação entre seres humanos. É caracterizado como um fenômeno antropológico e social, porrefletir em cada sociedadeos costumes e a história das diferenças culturais, bem como as influências do contexto no qual diferentes grupos de crianças brincam. Ao longo da história, o jogo assumiu diversos papéis até que, após o século XVI, surgiuuma nova proposta educacional, na qual se estabeleceu uma relação entre o jogo e a educação. Tal relação foi marcada por três principais pontos de vista ao longo das transformações da sociedade. NÃO corresponde a um destes pontos de vista:
A) O jogo como formador da personalidade.
B) O jogo como recreação – ponto de vista aristotélico.
C) O jogo como dispositivo pedagógico, no qual o interesse que a criança manifesta pelo jogo deve ser utilizado para ensinar.
D) O jogo como uma atividade que permite ao professor observar e compreender a personalidade da criança e adaptá-lo ao ensino.
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