Educação físicaRelação educação física escolar e esporte
- (CESPE / CEBRASPE 2022)
Uma educação física para a saúde preocupa-se com o
aluno em movimento e não apenas com o gasto energético desse
movimento e com mudanças comportamentais isoladas do
contexto social. As ações são pedagógicas e permitem que os
alunos se tornem sujeitos críticos e criativos sobre o que desejam
em relação à sua saúde e à sua vida. Logo, as ações relacionadas
à saúde, na perspectiva pedagógica, solicitam o desenvolvimento
da promoção da saúde. A promoção da saúde tem como
elementos o conceito positivo e multifatorial de saúde, a
participação de todos na construção das ações, a ampliação das
redes de cuidado e proteção, a multideterminação do processo
saúde-doença-cuidado e as estratégias coletivas para o
empoderamento das pessoas e para a ação política.
V. J. M. Oliveira. Educação física para a saúde: uma aposta em (form)ação.
Curitiba: CRV, 2022, p. 39 (com adaptações).
A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.
Nas aulas da educação física na escola, é desejável que os
alunos compreendam o seu meio ambiente como condição de
fruir as práticas corporais relacionadas à saúde.
C) Certo
E) Errado
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