Educação físicaRelação educação física escolar e esporte
- (NC-UFPR 2019)
Pablo Greco e Rodolfo Benda (1998) apresentam uma proposta de iniciação esportiva universal para o ensino dos esportes, sobretudo os coletivos. Um dos aspectos abordados pelos autores refere-se à estrutura temporal do processo, organizada a partir de fases ou momentos, em diálogo com os preceitos do desenvolvimento motor. Com base nos pressupostos da proposta, assinale a alternativa correta.
A) A fase de aproximação/integração é a mais ampla e rica dentro do processo de formação esportiva, abrangendo crianças dos 6 aos 12 anos que, nessa fase, se encontram com habilidades básicas de locomoção, manipulação e estabilização em refinamento progressivo, podendo participar de um número maior e mais complexo de atividades motoras.
B) A fase de orientação se inicia por volta dos 11-12 anos e abrange até os 13-14 anos. É nesse momento que começa a ocorrer a automatização de grande parte dos movimentos, liberando a atenção do praticante para a percepção de outros estímulos que ocorram, simultaneamente, à ação que está realizando.
C) A fase universal, que inicia nos 13-14 anos e abrange até os 15-16 anos, se caracteriza pelo início do aperfeiçoamento e da especialização técnica numa modalidade esportiva, tendo em vista o trabalho de base realizado nas fases anteriores.
D) A fase de direção dá sequência ao processo de ensino e aprendizagem do esporte. Inicia aos 15-16 anos e abrange até os 17-18 anos. Nessa etapa, ocorre o momento de concretizar a especialização na modalidade escolhida, procurando o aperfeiçoamento e a otimização do potencial técnico e tático.
E) A fase de potencialização do treinamento abrange dos 18 aos 21 anos, podendo ser considerado o momento mais importante na transição do jovem para uma possível carreira esportiva. Nesse momento são estabelecidos os limites e projeções da possibilidade concreta de êxito no esporte de alto rendimento.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 63
Vamos para o Anterior: Exercício 61
Tente Este: Exercício 167
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física