Educação físicaRelação educação física escolar e esporte
- (FGV 2019)
Kunz (2014), em sua obra “Transformação didático-pedagógica do esporte”, nos permite pensar sobre a capacidade do esporte de transformação – para além de sua dimensão técnico-tática. Como exemplo, sugere a desconstrução de falsas consciências, a partir de uma análise crítico-emancipatória do fenômeno esportivo.
Ante o argumentado pelo autor, o esporte, mesmo no âmbito extraescolar, deve ser trabalhado de forma a
A) evidenciar seus aspectos socioculturais, provocando o aluno/atleta a refletir sobre valores presentes no meio esportivo.
B) reforçar a dimensão tática do ensino esportivo, já que o treinamento desportivo se refere à aprendizagem do gesto motor específico.
C) reforçar a dimensão social do esporte, uma vez que o âmbito do lazer esportivo se refere apenas às discussões sociológicas sobre o esporte.
D) evidenciar os aspectos técnicos do esporte, tendo em vista que o ensino-aprendizagem esportivo deve ocorrer por meio do estilo de ensino por comando.
E) trazer as tensões esportivas já na iniciação ao esporte, tendo em vista que o atleta, ainda que em fase infantil, deve ser submetido a estresse emocional, tal como no esporte profissional.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 39
Vamos para o Anterior: Exercício 37
Tente Este: Exercício 42
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física