Procura

Educação físicaRelação educação física escolar e esporte


EXERCÍCIOS - Exercício 38

  • (FGV 2019)

Kunz (2014), em sua obra “Transformação didático-pedagógica do esporte”, nos permite pensar sobre a capacidade do esporte de transformação – para além de sua dimensão técnico-tática. Como exemplo, sugere a desconstrução de falsas consciências, a partir de uma análise crítico-emancipatória do fenômeno esportivo.

Ante o argumentado pelo autor, o esporte, mesmo no âmbito extraescolar, deve ser trabalhado de forma a




A) evidenciar seus aspectos socioculturais, provocando o aluno/atleta a refletir sobre valores presentes no meio esportivo.

B) reforçar a dimensão tática do ensino esportivo, já que o treinamento desportivo se refere à aprendizagem do gesto motor específico.

C) reforçar a dimensão social do esporte, uma vez que o âmbito do lazer esportivo se refere apenas às discussões sociológicas sobre o esporte.

D) evidenciar os aspectos técnicos do esporte, tendo em vista que o ensino-aprendizagem esportivo deve ocorrer por meio do estilo de ensino por comando.

E) trazer as tensões esportivas já na iniciação ao esporte, tendo em vista que o atleta, ainda que em fase infantil, deve ser submetido a estresse emocional, tal como no esporte profissional.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 39

Vamos para o Anterior: Exercício 37

Tente Este: Exercício 249

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.83ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=1.21ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 5ms))