Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (12)


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (ADM&TEC 2019)

Didática
A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.
A Didática trata da teoria geral do ensino. As metodologias específicas ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais. Ela generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação das matérias específicas, das ciências que dão fundamento ao ensino e a aprendizagem e das situações concretas da prática docente.
Fonte: http://bit.ly/2kzsFjF (com adaptações)

Com base no texto 'Didática', leia as afirmativas a seguir: I.O autor afirma que, através da didática, o professor e a instituição de ensino podem desenvolver no educando uma atitude passiva em relação ao conhecimento e ao ensino. Essa ciência permite, também, de acordo com o autor, reduzir a compreensão crítica do estudante sobre a própria realidade. II.O tema abordado pelo autor está intimamente relacionado à prática profissional do professor. De acordo com o texto, por exemplo, a Didática trata da teoria geral do ensino, enquanto as metodologias específicas ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais. Assim, é possível afirmar que a temática do texto é de interesse dos educadores. III.O texto afirma que a didática permite converter os objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino. Permite, também, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos e estabelecer os vínculos entre o ensino e a aprendizagem.
Marque a alternativa CORRETA:


A) Nenhuma afirmativa está correta.

B) Apenas uma afirmativa está correta.

C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

D) Todas as afirmativas estão corretas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 346

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.14ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=1.35ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 8ms))