PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (12)
- (VUNESP 2019)
Leia o texto para responder à questão.
O ambicioso plano de quase 400 anos para
ir à Lua em uma carroça voadora
Quando Galileu olhou pela primeira vez para a Lua através de seu telescópio em janeiro de 1610, ficou surpreso ao
descobrir que parecia ser um “mundo”. Em um contexto de
grandes invenções, como os relógios mecânicos, a pólvora
e a bússola magnética, além dos telescópios, a imaginação
dos pensadores europeus fervilhava, e muitos se perguntavam se a Lua seria um mundo como a Terra. Haveria vida
inteligente ali? Se assim fosse, poderíamos nos comunicar
com esses seres?
Essa possibilidade tentadora está no centro do programa
espacial do reverendo John Wilkins, um jovem clérigo inglês
e amante da nova ciência. Ele propôs o desenvolvimento de
um veículo notável , uma espécie de carruagem voadora, que
seria como um pequeno navio, no meio do qual haveria um
poderoso motor de relógio acionado por uma mola. A força da
pólvora poderia ser usada para movimentar essa máquina, de
modo que, quando seu mecanismo fosse acionado, movimentaria um grande par de asas, semelhantes às de um pássaro.
Não é necessário dizer que a carruagem voadora de
Wilkins nunca se tornou realidade. A ciência avançava tão
rápido que, logo após sua proposta, Wilkins conseguiu perceber sua impossibilidade.
(Allan Chapman. 22.06.2019. www.bbc.com/portuguese. Adaptado)
A partir da leitura do texto, afirma-se corretamente que a invenção dos telescópios
A) fez com que Wilkins percebesse que sua carruagem voadora não funcionaria.
B) resultou em inventos voltados ao estudo da Lua, como os relógios mecânicos.
C) permitiu que Galileu e John Wilkins desenvolvessem um projeto em parceria.
D) foi o invento que faltava para Wilkins concluir sua carruagem voadora.
E) aguçou a imaginação dos pensadores europeus com relação à Lua.
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