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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (12)


EXERCÍCIOS - Exercício 189

  • (VUNESP 2019)

Leia o texto para responder à questão.
A internet mudou o mundo – e também o meu mundo. Os textos agora podem ter o tamanho que exigirem. E descobrir o seu tamanho é parte do desafio de escrever. Há quem defenda que a internet foi feita para textos curtos e notícias instantâneas. Só se fôssemos doidos de perder essa chance. Na internet cabem todos os formatos, mas, para jornalistas e para leitores, talvez a maior conquista seja a ampliação da possibilidade de escrever – e de ler – textos de profundidade, analíticos, que respeitam a complexidade dos temas. E, assim, ficar menos dependente da disputa por espaço e por páginas, que, se é importante quando traduz um debate movido pela relevância, é também uma afirmação de poder e de hegemonia de uma visão de mundo sobre outras.
O leitor não gosta de textos longos? Não é o que a audiência tem mostrado. E agora há como provar. Me parece que na internet o leitor abandona o lugar de entidade quase metafísica, para encarnar em comentários, compartilhamentos e cliques. Tornando-se, ele mesmo, também um escritor, na medida em que o texto continua a ser escrito a partir de suas observações, no acréscimo de nuances e argumentos. A leitura evolui para um debate – o que antes era vertical se horizontaliza. Acredito que uma parte significativa dos leitores não avalia ou decide sua leitura pelo tamanho do texto, mas pelo tamanho do respeito pelo seu tempo e pela sua inteligência. Por aquilo que o texto faz ecoar nele – mesmo quando o incomoda.
(Eliane Brum. A menina quebrada . Porto Alegre, Arquipélago, 2013. Adaptado)

A autora revela a opinião de que


A) o jornalismo se transformou radicalmente com a internet, pois cada leitor é hoje um escritor em potencial, e a concorrência entre um número crescente de escritores garante textos mais concisos.

B) os textos publicados na internet têm se tornado progressivamente mais longos em decorrência de uma demanda por textos mais didáticos, tendo em vista o propósito moralizante das redes sociais.

C) a falta de censura na internet amplia as possibilidades criativas dos escritores, embora, como consequência, redunde em debates cada vez mais acalorados, com repercussões imprevistas.

D) a internet é uma plataforma mais democrática que a mídia impressa, na medida em que esta pode favorecer determinados posicionamentos ideológicos em detrimento de outros.

E) os temas discutidos pelo jornalismo digital têm maior relevância que os abordados nas páginas do jornalismo tradicional, de papel, na medida em que o público da internet é menos conservador.


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