Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (12)


EXERCÍCIOS - Exercício 242

  • (VUNESP 2019)

Leia o texto para responder à questão.
Computadores contra a leitura
Crianças pequenas devem ter acesso a tablets ? É preciso controlar as horas de exposição de adolescentes a jogos de computador? Se você está confuso com essas questões, tem bons motivos. Cientistas que estudam como o cérebro lida com meios digitais também estão. Acaba de sair no Brasil “O Cérebro no Mundo Digital”, em que a neurocientista especializada em leitura Maryanne Wolf tenta ao menos mapear o terreno em que pisamos.
Para Wolf, existem motivos para preocupação, ainda que não para pessimismo. Embora seja cedo para qualquer conclusão definitiva, as evidências até aqui colhidas sugerem que a proliferação dos meios digitais pode ter impactos sobre a formação do cérebro leitor.
A preocupação maior, diz Wolf, é com a leitura profunda – uma leitura razoavelmente detida, na qual compreendemos não apenas as palavras como extraímos o sentido geral delas e experimentamos as emoções que elas evocam. Crianças e mesmo adultos que leem em um dispositivo digital apresentam menores taxas de compreensão e retenção do texto do que quando o leem em versão impressa.
Uma hipótese para explicar o fenômeno é que os computadores, ao proporcionar uma grande variedade de coisas interessantes, que fazem com que a atenção das pessoas pule a todo instante de um item para o próximo, habituam-nos a operar com um nível de concentração alterado. Quando não estamos sendo submetidos a uma montanha-russa de estímulos, sentimo-nos entediados.
A sugestão de Wolf é que tentemos desenvolver uma espécie de bilinguismo literário. Precisamos ser capazes de exercer tanto a leitura rápida cobrada pelos meios digitais como, quando for o caso, a leitura profunda, exigida para pensar direito e fruir de tudo aquilo que um bom texto oferece.
(Hélio Schwartsman. https://www1.folha.uol.com.br. 23.06.2019. Adaptado)

De acordo com o texto,


A) as experiências dos adultos são distintas das de crianças no que diz respeito à capacidade de realizar leituras de modo mais aprofundado.

B) a expansão do acesso a dispositivos digitais tem sido determinante para diminuir o interesse de jovens e adultos pela leitura.

C) o excesso de informações nos dispositivos digitais pode estar relacionado à alteração do nível de concentração dos leitores.

D) a grande variedade de informações interessantes favorece a realização de uma leitura mais detida em dispositivos digitais.

E) leitores habituados a textos impressos apresentam dificuldade para ler de modo mais aprofundado em dispositivos digitais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 243

Vamos para o Anterior: Exercício 241

Tente Este: Exercício 321

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.65ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=0.91ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 7ms))