PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (COPEVE-UFAL 2017)
Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões – aprendizagem e desenvolvimento – apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança:
A) Sensório-motor, Operatório-concreto, Pós-operatório e Acomodação.
B) Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório-concreto e Operatório-formal.
C) Sensório-motor, Operatório-concreto, Operatório-formal e Operatório-informal.
D) Sensório-motor, Assimilação, Acomodação e Operatório-concreto.
E) Pré-operatório, Operatório, Operatório-concreto e Operatório-informal.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 24
Vamos para o Anterior: Exercício 22
Tente Este: Exercício 384
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia