PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (Instituto Consulplan 2019)
A Psicopedagogia Institucional contemporânea se ocupa da avaliação, compreensão e atuação da aprendizagem, nessa dinâmica complexa que se caracteriza por diferentes formas de interações humanas, individuais e grupais, e por configurações de organizações e funções sociais específicas.
(MALUF, 2006.)
Com referência ao exposto sobre a Psicopedagogia Institucional, é INCORRETO afirmar que:
A) A intervenção psicopedagógica institucional se dissocia das intervenções clínicas ao manter o foco na avaliação do processo de aprendizagem dentro das organizações empresariais.
B) O sujeito de aprendizagem da Psicopedagogia Institucional é a própria instituição ou os grupos imersos, numa certa constituição cultural e organizacional, movimentando-se e produzindo-se em diferentes instâncias e contextos socioculturais, com funções específicas.
C) A intenção da Psicopedagogia Institucional, do ponto de vista terapêutico, é lidar com as questões de saúde e de doenças que se manifestam na aprendizagem das organizações, criando condições saudáveis de troca e de trabalho em que se enfatiza a dialógica entre o individual e coletivo.
D) O trabalho institucional pode ter um caráter preventivo, no sentido de reconstruir processos, definir papéis, valorizar novos conhecimentos, novas formas de aprender e de avaliar pessoas, no âmbito da aprendizagem que se explicita no trabalho, no desenvolvimento das funções e na criação de novos espaços de atuação dentro da instituição.
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