PedagogiaDiversos (7)
- (FGV 2013)
“ O tema Pluralidade Cultural propõe que sejam revistas e transformadas práticas arraigadas, inaceitáveis e inconstitucionais, enquanto se ampliam conhecimentos acerca das gentes do Brasil, suas histórias, trajetórias em território nacional, valores e vidas. O trabalho volta‐se para a eliminação de causas de sofrimento, de constrangimento e, no limite, de exclusão social da criança e do adolescente."
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, 1997, p.36).
Assinale a alternativa que retrata o trabalho com a pluralidade cultural a partir dos PCNs.
A) Deve estar focado na realidade da escola, em tudo o que se passa exclusivamente dentro do espaço de sala de aula.
B) Reconhece as qualidades da própria cultura, valorando‐as criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania.
C) Torna público que a questão da desigualdade social é de responsabilidade do governo, já que o Brasil é um país com índice elevado de desigualdade.
D) Parte do pressuposto que o Brasil é uma “democracia racial" e, por isso, não se deve trabalhar a questão da discriminação.
E) A pluralidade deve ser ensinada através dos pressupostos teóricos, em uma perspectiva histórica onde o aluno tenha conhecimento de como viveram as diferentes culturas.
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