PedagogiaDiversos (7)
- (CEFET-AL 2013)
A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação. “[...] no geral a escola brasileira opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem”. (LIBÂNEO, 2011). São consideradas ações de uma prática avaliativa escolar:
A) Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possível, as manifestações das condutas – cognitivas, afetivas, psicomotoras – dos educandos, produzindo uma configuração do efetivamente aprendido;
B) Observar e quantificar a aprendizagem escolar, no que diz respeito ao conhecimento do educando;
C) Classificar os educandos ordenando suas aprendizagens;
D) Verificar e configurar os resultados parciais e finais da aprendizagem;
E) Medir, transformar em notas ou conceitos os conhecimentos dos educandos.
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