Procura

Direito constitucionalRepartição de competências constitucionais


EXERCÍCIOS - Exercício 310

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2014)

Sobre a Repartição Constitucional de Competências da Constituição Federal de 1988, é CORRETO afirmar que


A) o Brasil adotou o modelo vertical de repartição de competências, uma vez que estabelece hierarquização de competências.

B) no exercício da competência concorrente foi reservada à União a competência para estabelecer normas gerais, ficando os Estados e o Distrito Federal com a competência suplementar. E, caso a União não regulamente a norma geral, a competência suplementar dos Estados e do Distrito Federal restará comprometida.

C) a diferença básica entre a competência exclusiva da privativa reside no fato de que a primeira não pode ser delegada, enquanto a segunda pode

D) aos municípios foi reservada a competência residual ou remanescente, entendida como sendo aquelas competências que não são vedadas pela Constituição.

E) no exercício da competência comum, a regulamentação de uma matéria por um ente federado afasta, automaticamente, a competência do outro ente.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 311

Vamos para o Anterior: Exercício 309

Tente Este: Exercício 384

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito constitucional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=11.21ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=1.23ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 14ms))