PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática
- (FUVEST 2022)
Assim como o conhecimento matemático é produzido e praticado socialmente, a aprendizagem da disciplina envolve um processo ativo por parte do aluno que, ao observar, construir, modificar e relacionar ideias, aprende a “fazer matemática” (D’AMBROSIO, 2013; DANTE, 2010). Esses fazeres matemáticos envolvem conhecimentos que são aprendidos também fora da escola, no ambiente familiar, nas brincadeiras e jogos, por exemplo. Tais experiências devem ser valorizadas pelo professor no momento de introduzir e aplicar novos conceitos e procedimentos matemáticos. Acerca desses saberes e fazeres matemáticos, D’Ambrosio (2013) afirma que comparar, classificar, quantificar, medir, explicar, generalizar e, de algum modo, avaliar são saberes/fazeres matemáticos mobilizados na busca de explicações e de maneiras de lidar:
A) com o ambiente imediato e remoto, contextualizado em fatores naturais e sociais.
B) somente com questões abstratas, contextualizado em fatores naturais e sociais.
C) com o ambiente imediato e remoto, contextualizado somente em fatores sociais.
D) com o ambiente imediato e remoto, contextualizado somente em fatores naturais.
E) somente com questões abstratas, contextualizado somente em fatores naturais.
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