PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática
- (VUNESP 2020)
Nilson José Machado (2011), em um dos capítulos de seu livro Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua, caracteriza o conhecimento geométrico em quatro faces, não como as da Lua, que se sucedem linear e periodicamente, mas sim faces, como as de um tetraedro, cada uma em contato com todas as outras, configurando uma estrutura a partir da qual, de modo alegórico, podem-se apreender não apenas o significado e as funções do ensino de geometria, mas também a dinâmica dos processos cognitivos em geral. Essas faces são assim denominadas por Machado, como
A) observação, representação, institucionalização e prática.
B) experimentação, conceituação, aplicação e demonstração.
C) percepção, construção, representação e concepção.
D) percepção, desenho, raciocínio e institucionalização.
E) experimentação, construção, raciocínio e aplicação.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 119
Vamos para o Anterior: Exercício 117
Tente Este: Exercício 191
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia